Quantos de nós já recebeu ligações telefônicas de entidades filantrópicas e passou a doar valores para estas organizações? Esta é uma das formas mais comuns, no Brasil, de conhecermos e doarmos valores para estas entidades. Porém, não temos culturalmente o hábito de procurar uma organização, conhecê-la e, a partir dai fazermos um estudo de orçamento para saber o quanto de nossas rendas pode ser destinado a estas entidades.

Em outros países, porém, esta prática é muito comum entre pessoas das mais diversas classes econômicas. É o caso dos Estados Unidos, que conta com ações de disseminação da informação sobre investimento social, por meio de instituições como a Bolder Giving.

A Bolder Giving é uma instituição privada americana que tem por missão construir uma cultura de mais generosidade e, para alcançar o almejado tem como diferencial disseminar às pessoas de todas as classes econômicas informações sobre o que doar, quanto e como doar, bem como estimular doadores individuais a compartilharem suas histórias e influenciarem outras pessoas a contribuir.

Por meio de um manual elaborado pela organização, o leitor poderá avaliar o seu potencial de doação e o quanto pode doar. Neste manual, que pode ser adquirido pelo site da Instituição, a recomendação é que os interessados em doar desenvolvam três planos para conhecer seu potencial financeiro de doação:

  1. Um plano financeiro que projete suas necessidades financeiras desde hoje para toda sua vida;
  2. Um plano de doação, que projete o tipo de impacto que você quer causar, não apenas em um ano, mas por toda sua vida.
  3. Um plano de legado, que projete como distribuir seus recursos após a sua morte.

A proposta da Bolder Giving, portanto, é orientar para o futuro das finanças e para uma doação planejada, em vida e até após a morte, e não só para doações mais imediatas, como mais comumente estamos acostumados a ver.

Acesse o site da Bolder Giving para saber mais: http://www.boldergiving.org