Fundar e gerir uma ONG exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso, assim como ocorre em uma empresa, entender as necessidades da coletividade ou grupo para o qual vai atuar, os mecanismos de captação de recursos, os custos e os gastos para a manutenção da organização, as obrigações e responsabilidade, bem como é necessário planejamento e estratégia para o alcance do sucesso.

Ao contrário, porém, de uma empresa, que tem por finalidade auferir lucro por meio do desenvolvimento de uma atividade, o objetivo primordial de uma Organização Sem Fins Lucrativos é promover o desenvolvimento da sociedade e, tão somente para o desenvolvimento deste objetivo é que ela capta recursos, contrata com particulares e com o governo.

Por esta razão mesmo é que as ONGs – organizações não governamentais – são entidades privadas SEM FINS LUCRATIVOS. E, portanto, aqueles que intentam iniciar ou participar de uma ONG devem ter em mente que estas organizações não têm por finalidade enriquecer seus dirigentes, mas sim promover benefícios para uma coletividade e, por esta razão mesmo é que ainda mais responsabilidade e zelo precisam ter todos aqueles que direta ou indiretamente relacionam-se com estas instituições.

Assim, entender o que é o Terceiro Setor, as estruturas destas Organizações Sem Fins Lucrativos, sua composição e obrigações é fundamental para contribuir com ações que promovam seu desenvolvimento e, por consequência, o desenvolvimento de toda a sociedade.